Como escolher o ponto ideal para montar uma Clínica?

Como escolher o ponto ideal para montar uma clínica ou consultório?

Após anos de estudos, preparações e experiências em consultórios alheios, chegou sua hora de montar seu próprio consultório, sua própria clínica.
Mas já no primeiro passo surge uma dúvida… Como escolher o ponto ideal?

Essa é uma dúvida que muitos profissionais da área da saúde se deparam e sem nenhum respaldo via de regra acabam tomando a decisão errada ou não escolhendo aquele que seria ponto mais adequado.
A escolha equivocada do ponto resulta em limitações do projeto arquitetônico, aumento de custo para adequação do local e pior no insucesso do seu consultório ou da sua clínica.

Antes de apresentar as dicas quero te falar que a Minha Clínica Arquitetura, faz a análise do seu ponto Gratuitamente, sem nenhum compromisso, se você já tem um ponto em vista “Clica Aqui” e terá todo o meu time analisando seu ponto sem custo!

Caso você optou por entrar em contato com nosso time e solicitou a avaliação gratuita não se preocupe faremos tudo para você, porém se você quiser continuar a leitura vamos as dicas que vão ajudar você a escolher o ponto ideal.

Estudo de Necessidades: O primeiro passo para você ir em busca de um local é definir o que você gostaria de colocar neste espaço, por isso coloque no papel ou em uma planilha informações como, quantidades de consultórios, ambientes de apoio como esterilização, DML, copa, se haverá  escritório ou sala de negociação. Tudo isso vai ajudar a definir o tamanho do ponto.

Zoneamento: A maioria dos municípios brasileiros são subdividos em zoneamento, o objetivo desta divisão é garantir que o plano urbanístico seja respeitado, desta forma há zonas que só podem haver industrias, residências ou edifícios residenciais, comercio ou edifícios comerciais e etc.

Atente-se para que o imóvel esteja localizado no zoneamento correto. Uma clínica ou consultório instalada no zoneamento incorreta não consegue obter as certificações necessárias para o funcionamento.

Acessibilidade: Sabemos que muitas clínicas não possuem acessibilidade adequada, isso é um fato, porém além de ser Lei garantir acessibilidade em espaços comerciais, pode ser um fator diferencial para sua clínica.

Se for um prédio, avalie se há W.C adequado para portadores de necessidade de uso comum e elevador acessível. Se for uma sala no nível da rua verifique se é possível construir uma rampa de acesso ao interior da clínica e acrescente no estudo de necessidades um W.C acessível. Desta forma garantirá, que todos os seus pacientes e acompanhantes de seus pacientes terão tratamento adequado.

Pé direito (altura livre da sala): A norma da vigilância sanitária tem uma exigência de altura mínima de 2,70m, por isso opte por imóveis que possuam pelo menos 30cm a mais, caso seja necessária elevar o piso e rebaixar o forro ainda será possível ficar dentro da norma.

Patologia (defeitos no imóvel): Observe atentamente se há pontos de infiltração no imóvel, normalmente eles ficam nos cantos superiores entre parede e laje e na altura do rodapé. Busque por trincas, por sinais de mofo e apodrecimento das portas. Tudo isso indicará que no imóvel há problemas construtivos, o ideal é fugir destas situações, pois a adequação destes espaços custa muito mais do que de um espaço ideal.

Essas são algumas dicas que vão ajudar a você a não cair em uma cilada, no entanto existe uma série de outras ponderações mais técnica que deve ser observada. Por isso é tão importante a análise técnica do imóvel, A minha Clínica Arquitetura não cobra absolutamente nada e ajuda você a garantir que sua Clínica atenda as exigências da ANVISA.

 

Quer ficar por dentro das tendências da Arquitetura para sua clínica? Siga nosso perfil no Instagram. 

Arq. Lucyana Santana

Arq. Lucyana Santana

Arquiteta e Urbanista Co-fundadora do grupo Minha Clínica

Monte sua clínica com quem realmente entende do assunto solicite um orçamento aqui.
ORÇAMENTO
A escolha do ponto é um passo crucial conte com a gente para te ajudar, totalmente grátis.
Entre em Contato
Receba dicas de Arquitetura e Decoração que vão elevar a sua Clínica para outro nível.
Inscreva-se
Previous
Next

VEJA TAMBÉM